As praias de Pipa

Praias de Pipa: mãe e filha na jangada

As praias de Pipa entram facilmente para a lista das mais bonitas do Brasil. E o que não faltam são falésias para apreciá-las do alto. São vistas que sozinhas já valem a viagem. Isso sem falar no astral relaxado da vila. Não é por acaso que Pipa se tornou a grande estrela do litoral do Rio Grande do Norte.

O vilarejo está localizado no município de Tibau do Sul e merece muito mais do que um bate e volta a partir de Natal (85km). Uma bela lista de praias que devem ser curtidas com calma, mirantes incríveis, bons restaurantes, uma noite animada etc. São muitos os motivos para ficar por lá.

Praia em Pipa RN com falésias e pedras caídas

A primeira vez que fomos juntos à Pipa foi em 2014 e ficamos por uma semana. Dessa vez, aumentamos para duas semanas. Tempo suficiente para a gente ajustar nossa rotina ao ritmo das marés.

Se você não tiver tantos dias (o que é bem normal), considere ficar lá por pelo menos 2 ou 3 noites. Isso já dará tempo de conhecer bem as praias e curtir a vila. Você não se arrependerá!

Pipa: um dos trechos mais bonitos do litoral do Brasil

O litoral brasileiro é bem privilegiado. Contamos com uma diversidade de belas praias respeitável. Quantidade com qualidade. Portanto, se destacar não é fácil. Mas Pipa está um degrau acima. Faz parte do grupo seletíssimo das praias mais bonitas de todo Brasil.

O litoral é recordado, com praias de areia dourada emolduradas por falésias multicoloridas. A vegetação densa e os coqueiros enfeitam as encostas. Na maré baixa, surgem as piscinas naturais de água transparente.

Mãe e filha do mirante do Chapadão olhando para a Praia do Amor - Pipa RN

Algumas praias de Pipa têm bares badalados, mas também existem longos trechos quase desertos para contemplar sossegado. Os golfinhos são tão frequentes que é fácil avistar grupos e até mesmo nadar entre eles.

É um excelente lugar para fazer longas caminhadas. O cenário muda de uma praia para outra, sempre surpreendente. É possível caminhar ora pela areia, ora pelo topo das falésias. O visual é de tirar o fôlego. Mas é bom estar preparado para o sobe e desce. As escadarias fazem parte do dia a dia em Pipa.

Pai e filha nas Escadarias de Pipa

As praias de Pipa

A Praia da Pipa propriamente dita é também conhecida como Praia Principal ou do Centro. Então, para ficar claro, quando falamos das praias de Pipa estamos incluindo tudo o que está entre Barra do Cunhaú e a Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul.

Mapa das praias de Pipa
Mapa de Pipa: fonte https://mapasblog.blogspot.com/

Ao sul da vila de Pipa

Da Vila de Pipa até Barra do Cunhaú de carro não leva nem 40 minutos (isso se não houver fila para a balsa). Outra opção é fazer o trajeto pelas praias de buggy, quadriciclo ou jeep. No último trecho do caminho, é preciso atravessar o rio Catú em pequenas jangadas. Aliás, essa travessia foi o ponto alto do nosso dia. Um cenário espetacular e a situação inusitada do carro flutuando lentamente sobre o rio.

Barra do Cunhaú tem praias às margens do rio Curimataú e piscinas naturais junto ao mar. Venta bastante, o que atrai escolas e praticantes de kite e windsurf. Seguindo na direção de Pipa, Sibaúma tem uma pegada parecida, com piscinas naturais na maré baixa protegendo do mar agitado. Alguns restaurantes com dúzias de opções de pratos de camarão dão apoio a quem quiser passar o dia por lá.

Na sequência, vem a Praia das Minas, outra com bem pouco movimento. Algumas poucas casas próximas e a distância ainda razoável do centro mantem essa bonita praia de mar agitado vazia.

Chega-se, então, ao Chapadão – um dos pontos mais frequentados de Pipa. Uma imponente falésia alaranjada que se projeta sobre o mar com uma visão fantástica para a Praia das Minas, dos Afogados e do Amor. Em uma noite de lua cheia, fomos até lá para ver ela nascer no mar. O vento incomodou um pouco, mas a cena da lua enorme surgindo no horizonte foi inesquecível.

Logo abaixo do Chapadão está a Praia da Cancela, que fica quase deserta e é lindíssima. Na sequência, as praias dos Afogados e do Amor formam o principal cartão postal de Pipa. Contam com bares com música boa ou música nenhuma (o que muitas vezes é bom). São as mais frequentadas pelo público descolado.

Praia do Amor - Pipa RN

Ao norte

A Praia Principal ou Praia da Pipa é a mais urbana, acessível e movimentada de todas. É possível chegar de carro (em geral, nas praias de Pipa é preciso encarar uma escadaria) e a areia é dominada pelas barracas dos restaurantes. Enormes piscinas naturais a tornam bastante adequada para as famílias e as excursões. É bem bonita, mas fica cheia demais. A gente prefere tranquilidade, então geralmente passava ali e seguia adiante rumo a mais linda das praias da região.

Na entrada da Baía dos Golfinhos, está a Praia do Curral. O cenário é impactante. Uma longa praia com as falésias totalmente tomadas pela vegetação, completamente preservada e com um mar incrível cheio de golfinhos. Passeios de barco vão até lá para vê-los de perto, mas chega a ser possível ir nadando e ficar entre eles. Uma experiência memorável em nossa praia preferida.

Baía dos Golfinhos - Pipa RN

Para aproveitar melhor as praias de Pipa, é importante ficar de olho nas marés. Além das praias ficarem muito mais bonitas e formarem as piscinas naturais somente na maré baixa, o caminho entre elas pode ficar inviável quando o mar sobe. A Baía dos Golfinhos, por exemplo, fica inacessível na maré alta. Não há escadaria e, principalmente nos dias de lua cheia ou nova, o mar fecha completamente a passagem dos dois lados.

Na Praia do Madeiro, segue o espetáculo. Existem bares de apoio próximo à escadaria que dá acesso a partir do estacionamento e se afastando um pouco disso é só a natureza dominando a paisagem.

As falésias continuam presentes na Praia das Cacimbinhas, mas agora menos gente ainda a frequenta. Para quem está de carro, há um mirante no caminho que merece a parada. Do outro lado da estrada uma enorme duna onde muitos se divertem no esquibunda. Para quem está a pé, é uma oportunidade para esticar a caminhada até Tibau do Sul, com o paraíso inteiro só para você.

Praia do Giz - Tibau do Sul RN

Chegando a Tibau do Sul, a Praia do Giz tem piscinas naturais e restaurantes com boa estrutura disponível para day-use. É também muito bonita. Junto à foz da Lagoa dos Guaraíras concentram-se a maioria dos bares e restaurantes. Dali saem passeios para explorar de barco a lagoa. Outro programa clássico por ali é curtir o pôr do sol.

Pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras - Tibau do Sul RN

O clima relaxado

Da primeira vez que estivemos em Pipa, Beatriz ainda não tinha nascido e pudemos encarar uma caminhada desde a Praia das Minas até Tibau do Sul. É um pouco longo, mas recompensador.

Dessa vez, com ela, não deu para encarar essa distância toda, mas ainda assim fizemos algumas boas caminhadas. Aproveitamos bem uma mochila para levar ela nas costas que conseguimos emprestada. Encaramos o sol forte e curtimos muito os dias em Pipa.

View this post on Instagram

Pipa, chegamos! Geralmente usamos o primeiro dia em um destino para organizar a vida. Fazer um supermercado, deixar a comida da Beatriz encaminhada e fazer o reconhecimento do local. Mas, hoje não resistimos e fomos direto curtir a “nossa praia”. Pipa tem várias praias incríveis, mas a Praia do Amor é a mais perto da nossa nova casa. E ela é linda! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pra chegar na Praia do Amor tem que encarar muuuuitos degraus, mas vale à pena! Passa pro lado pra ver a foto do visual da praia e da escadaria pra chegar lá. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na maré baixa, a praia fica com várias pedras aparentes e na alta enche de surfistas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Descolamos com a dona da casa essa mochilinha pra levar a Beatriz. No começo ela estranhou, depois curtiu a caminhada com o vento no rosto. Mas, na hora da soneca, mãe e filha sentiram falta do aconchego do canguru. 🤷🏻‍♀️😍 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #pipa #praiadoamor #riograndedonorte #nordestebrasileiro #nomadesdigitais #familianomade #nomadismodigital #digitalnomad #digitalnomadfamily #nomadlist #viajandocomcrianca #travellingwithkids #travellingfamily #minimalismo #vidasimples #slowtravel #mochilaoemfamilia #backpackingwithkids #mochilandopelomundo #tresmochilaspelomundo

A post shared by três mochilas pelo mundo (@tresmochilaspelomundo) on

Ficamos hospedados em um loft muito gostoso, há uns 15 minutos caminhando do centrinho. O centrinho de Pipa é até charmoso, mas convive com um trânsito de carros que quebra um pouco a tranquilidade. Dito isso, é cheio de restaurantes com vistas lindas, lojinhas e bares bacanas. Concentra as pessoas e a diversão de noite. E conta com obras do artista Rafa Santos por toda a parte. Aliás, não só o centro, mas todos os cantos de Pipa.

A Bia chegava super cansada de tanto correr e escalar escadas na praia o dia inteiro e desabava depois do banho. Em geral, ou a gente cozinhava ou pedia alguma coisa. Os dias foram passando sem pressa e, no final, Pipa deixou uma saudade enorme.

Falésias entre a Praia do Amor e a Praia da Pipa

Mas, a vida continua e a viagem continua. Nosso roteiro continuou descendo de carro pelo Nordeste. Próxima parada: João Pessoa.

tresmochilaspelomundo

4 comentários em “As praias de Pipa

  1. Maravilha acompanhar vocês, é como viajar junto. Estive na praia do Curral as outras não conheci
    Boa viagem
    Espero o próximo boletim
    Mas como está esse pesadelo do óleo nas praias?

    1. Oi, Marina! A praia do Curral é a mais linda de todas, ótima escolha!
      Estávamos em Pipa quando começou a aparecer óleo nas praias. Nos pegou de surpresa e saímos da água todos manchados, a Bia inclusive. Foi um loooongo banho essa noite. Nos dias seguintes, continuou chegando. Não estava em todas as praias, então a gente ia se ajustando. Mas normalmente voltava pra casa com alguma mancha. Vimos uma tartaruga morta. Uma tristeza.
      Nossos boletins estão um pouco atrasados. Desde que saímos de Pipa, já fomos a Paraíba – onde vimos manchas de óleo em diferentes lugares – e também Fernando de Noronha – que escapou desse crime, ufa! Em breve saem os boletins desses lugares 😉

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: