A Paraíba surpreende

Se você não conhece a Paraíba, é quase certo que o estado te surpreenda. Se já conhece, mas não é apaixonado ainda, então volte lá porque garanto que vai valer à pena! As praias da Paraíba são maravilhosas, a capital é muito bem organizada e gostosa de visitar e em Campina Grande está o maior e mais tradicional São João do Brasil. Inexplicavelmente, é bem menos badalada que outros estados do Nordeste. Mas, não se deixe enganar, a Paraíba surpreende!

Praias da Paraíba

Jampa

João Pessoa é um lugar que da vontade de morar. Uma orla bonita, avenidas bem cuidadas, muito verde e o trânsito que funciona melhor do que em outras capitais brasileiras. Não é grande demais a ponto de ficar caótica, nem pequena demais para que falte infraestrutura. Do tamanho ideal para uma vida tranquila junto ao mar.

Em Jampa – como João Pessoa é carinhosamente chamada – existe uma boa oferta de atrações para ocupar pelo menos dois ou três dias dos visitantes. A começar pelas praias próximas ao centro, que entre dezembro e março contam com o mar verde clarinho. As praias Tambaú e Cabo Branco estão na região hoteleira e os quiosques do calçadão funcionam como bares e restaurantes. Já a praia do Bessa tem menos estrutura e e um visual menos urbano.

Bebê em João Pessoa

Um programa clássico é fazer um dos passeios para a Ilha Vermelha ou as piscinas naturais do Picãozinho ou do Seixas. Vale dizer que as três se formam na maré baixa e os passeios só estão disponíveis cerca de 20 dias por mês. Quer se planejar, olho na lua e na tábua de marés.

Se estiver com tempo disponível na cidade, vá conhecer o centro histórico. Em especial o Centro Cultural São Francisco, considerado um dos mais belos exemplos do barroco brasileiro. Não espere um centrinho gostoso de caminhar, mas para quem gosta de garimpar construções coloniais, é uma boa opção.

E para fechar seu dia, vá ver o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som de Bolero de Ravel, saindo do sax de José Jurandir Félix, o Jurandy do Sax.

O ponto mais oriental das Américas

Em João Pessoa está a Ponta do Seixas – o ponto mais oriental das Américas. Lá, o sol nasce antes de qualquer outro lugar do continente americano. Da primeira vez que estive em João Pessoa, acampei na Ponta do Seixas para ser o primeiro a ver o sol surgir no horizonte. Coloquei o despertador para as 5hs só para descobrir que já era dia há pelo menos 20 minutos rs. A praia em si vale mais pela curiosidade geográfica, mas o Farol de Cabo Branco e o Bosque dos Sonhos são um ótimo lugar para passar o tempo com crianças. A Bia se divertiu durante horas nesse parque muito bem cuidado.

Além disso, dali saem passeios para as piscinas naturais do Seixas. São menos concorridas que as piscinas do Picãozinho e que a Ilha Vermelha. A Ponta do Seixas é também o caminho para as praias do sul da Paraíba. Vale dizer que enquanto as praias ao norte de João Pessoa tem acesso bem complicado, na direção sul, em especial no município do Conde, estão praias maravilhosas e com acesso bem mais fácil.

O litoral sul

Poucos lugares no mundo podem se dar ao luxo de ter praias como as da Paraíba praticamente desertas. Se alguns lugares do litoral sul concentram bares, restaurantes e um pouco de movimento, são longos os trechos praticamente sem estrutura e com a areia inteirinha esperando só por você.

Praias da Paraíba: Coqueirinhos, mirante da Praia de Tambaba
Mirante da praia de Tambaba

Entre as praias que merecem destaque está a do Amor. Assim como sua homônima em Pipa, é bela pelas falésias e o mar limpo e esverdeado que domina a região. E ainda tem um atrativo peculiar: uma rocha furada que garante sorte no amor ao casal que passar por baixo. Nada mal!

Ainda mais tranquila, é a praia da Tabatinga. Com lagoas de água doce do rio Bocatu, mais falésias coloridas e recifes compondo o cenário. A areia fofinha e gostosa de caminhar. A estrutura de apoio é mínima, como acontece na maior parte das praias do sul ou do norte da Paraíba e é melhor levar o que for comer e beber.

Praia dos Coqueirinhos, Conde PB
Praia do Coqueirinho

Seguindo adiante, vem a praia do Coqueirinho. Simplesmente linda! A curva delicada da praia, os coqueiros nas encostas, o mar calmo e quentinho… deliciosa! Perfeita para nós e para a Beatriz correr à vontade. E não é só o mar a grande atração por ali. Um pouco mais pra frente, em uma parte praticamente deserta da praia, as falésias se desdobram em canyons e anfiteatros naturais. Algumas formações incríveis se destacam como o Castelo da Princesa e não faltam mirantes para curtir essa beleza também do alto.

Pescadores nas Praias da Paraíba: Coqueirinhos, Conde PB

Cânion nas falésias e o Castelo da Princesa, Praia dos Coqueirinhos PB
Cânion nas falésias e o Castelo da Princesa à direita

Boa parte das praias da Paraíba pode ser explorada a partir de passeios de buggy que saem de João Pessoa. Se na direção norte essa é em geral a melhor pedida, no sentido sul não chega a ser imprescindível. Não há dificuldades em ir no próprio carro, basta caminhar o pedaço final pela areia.

Praias da Paraíba: Coqueirinhos Conde

Tambaba: a experiência nudista.

Continuando para o sul, vem a praia de Tambaba. Tratam-se, na verdade, de duas praias. A primeira parte da Tambaba está aberta a todos é lindíssima. Um mirante logo na chegada (vista para a última parte da praia do Coqueirinho) já vale o passeio. A primeira faixa de areia é pequena, mas inesquecível. Na maré baixa, tranquilidade. Com ela subindo, começa a luta diária da rocha com um coqueiro no alto contra o mar. Bonito de ver.

Praias da Paraíba: Tambaba
Tambaba: a primeira parte da praia é aberta a todos, com ou sem roupas

Mas é a segunda parte da Tambaba que merece nosso destaque. Cruzando um pequeno morro que divide os dois trechos, vem a Tambaba que é realmente famosa. Além de incrivelmente bela (sempre na lista das mais bonitas do Brasil), trata-se da primeira praia oficial de naturismo do Brasil. Não há opção, só pode entrar se estiver peladão. Quer saber se a gente foi? Em poucas palavras: a experiência nudista é libertadora! Foi muito legal. Veja o relato que a Letícia colocou no Instagram:

View this post on Instagram

Você já ouviu falar na Praia de Tambaba? Essa praia incrivelmente linda fica a 35km de João Pessoa e surpreende logo na chegada com uma imponente pedra com um coqueiro no alto e suas piscinas naturais (passa pro lado pra ver ele na maré alta e na baixa). Mas, o inusitado não para por aí. É só andar um pouquinho que encontramos uma divisão na praia. A partir dali o local passa a ser naturista, ou seja, as pessoas só podem entrar completamente nuas. 😱 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Que é isso?! Então a praia fica cheia de homens tarados? Nãaaaooo! A praia tem várias regras e o ambiente é super familiar. Logo na entrada estão listadas as regras que proíbem homens desacompanhados, fotografar outros banhistas e usar qualquer tipo de vestimenta. Ah, e claro que qualquer ato obsceno também é proibido. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Tem visitante de todas as idades e, em geral, são discretos e não ficam reparando uns nos outros. Sem NENHUM assédio. Tudo na maior naturalidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para nós, foi uma experiência leve e divertida. E você, toparia visitar a praia? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #joaopessoa #jampa #paraiba #tambaba #praianaturista #praiadenudismo #naturismo #nordestebrasileiro #nomadesdigitais #familianomade #nomadismodigital #digitalnomad #digitalnomadfamily #nomadlist #viajandocomcrianca #travellingwithkids #travellingfamily #minimalismo #vidasimples #slowtravel #mochilaoemfamilia #backpackingwithkids #mochilandopelomundo #tresmochilaspelomundo

A post shared by três mochilas pelo mundo (@tresmochilaspelomundo) on

Não é a primeira vez que eu vou a Paraíba. E não foi a primeira vez que me surpreendi. Com a boa estrutura de João Pessoa. Com a simpatia das pessoas. E com a beleza das praias. Sempre vale à pena voltar!

Praias da Paraíba

A caminho do sonho

Deixamos João Pessoa rumo a Pernambuco e a realização de um sonho. Quando pensamos no roteiro para a fase “brasileira” de nossa vida pelo mundo – ou seja, o segundo semestre de 2019 – um único destino estava definido. O restante a gente foi encaixando. Era um sonho nosso. Um dos poucos lugares do Brasil que a gente falava em ir há muito tempo, mas ainda não conhecia.

Para isso, a gente ainda precisava passar pelo Recife. Com dois dias de folga, a gente achou uma ideia bem melhor ficar em Olinda – a charmosa e histórica vizinha da capital pernambucana. Foi uma decisão super acertada. Foram dias de bastante calor, então rodamos lentamente pelo centro histórico e aproveitamos também para descansar um pouco.

Até porque os próximos dias a gente sabia que seriam intensos. De Olinda, fomos para o aeroporto de Recife e, de lá, rumo ao mais cobiçado paraíso brasileiro. Veja no próximo post!

Vista da janela do avião

tresmochilaspelomundo

2 comentários em “A Paraíba surpreende

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: